14 Tipos de Fechos Folheados Ouro para Montagem de Semi Joias

14 Tipos de Fechos Folheados Ouro para Montagem de Semi Joias

Tempo de leitura: 4 minutos

Os Fechos Folheados Ouro fazem parte do grupo de elementos de finalização na montagem de acessórios. Para trabalhar com eles, é importante conhecer os tipos existentes no mercado que, aliás, são muitos!

Fechos Folheados Ouro

Você encontrará uma gama de formatos, folheação e tamanhos para comprar. Por isso, reunimos aqui os Fechos Folheados Ouro mais conhecidos, aqueles que poderá encontrar facilmente nas lojas especializadas em montagem de semi joias e bijuterias finas:

Fechos Mola

Este tipo de fecho mola possui uma mola interna que lhe permite abrir e fechar quando o gatilho é pressionado. A argolinha é para conectar o fecho à peça que estiver criando. Indicado para colar ou pulseira.

Fechos Lagosta

São fechos folheados ouro extremamente seguros e seu formato lembra uma garra de lagosta. Possuem uma argolinha soldada para a conexão com a peça onde será usado. Você pode encontrar no mercado fecho lagosta em outros formatos como o de coração, por exemplo. Indicado para colar ou pulseira.

Fechos Italianos

Também é um tipo de fecho lagosta, porém mais fino e alongado. Este não possui argola, mas um passador para conectá-lo ao acessório. Indicado para colar ou pulseira.

Fechos S

Este fecho tem duas partes: o gancho é geralmente uma única peça e possui duas argolas em cada curva do S. Indicado para uso em colares.

Fechos Anzol

Possui também 2 partes: uma tipo anzol e a outra geralmente em formato de 8. Indicado para uso em colares.

Fechos T

Estes fechos folheados ouro vem com 2 partes: uma é o T e a outra é uma argola mais grossinha onde se passa o T para fechamento da peça. Ambas as partes possuem uma argolinha soldada para conexão. Indicado para colar ou pulseira.

Fechos Magnéticos

Os Fechos Magnéticos ou imantados podem ter formatos bem variados, mas as duas partes que compõem este fecho possuem uma argolinha para conexão e na parte interna, um imã para o fechamento.

Este fecho, quando usado na criação de peças, certamente se torna uma excelente opção para quem tem problemas nas mãos como artrite, por exemplo, onde o fechamento com um íma seria bem mais fácil do que os outros tipos de fechos que exigem maior precisão. Indicado para colares e pulseiras.

Fechos Gaveta

São duas partes (tubinho com argolas) que se encaixam como se fosse uma gaveta, ou seja, um tubo menor entra no outro maior. Este tipo de fecho é para ser usado em peças com 2 ou mais fios de contas. Indicado para colares, pulseiras ou braceletes.

Fechos Trava (ou caixa)

Possui formatos variados como quadrados, navetes e ovais. São duas partes, sendo uma delas uma espécie de trava que entra na outra parte (caixa) fechando com um click. Indicado para colares e pulseiras.

Fechos de Pressão

Geralmente em formato de tubinho, estes fechos possuem uma borracha dentro de uma das partes e a outra é uma espécie de pino que é empurrado na borracha até que haja o fechamento.

Possui argolinhas em ambas as partes para a conexão. Por ser um fecho que necessariamente precisa das duas mãos para manuseá-lo, é mais indicado para colares.

Fechos Rosca

Contém duas partes, ambas rosqueadas para serem “aparafusadas” uma na outra. Possuem argolinhas nas duas partes e assim como o fecho de pressão é aconselhável seu uso apenas em colares.

Fechos Bóia

Seu funcionamento é parecido como do fecho mola. Possui uma molinha interna e normalmente vem em duas partes. A primeira é o fecho – similar a uma bóia – e a outra uma peça com o formato de 8. Indicado para colares e pulseiras.

Fechos Colchete

Como seu nome já diz, lembra um colchete de roupa. Duas peças que encaixam uma na outra e ambas possuem argolas para a conexão. Indicado para colares de preferência com 2 ou mais fios de contas.

Fechos Gravata

Esse fecho possui na parte interna uma borracha de silicone para passagem de correntes do tipo rabo de rato ou fios de couro e similares. Essa borracha permite o ajuste da peça abrindo e fechando-a e geralmente é usado em pulseiras e colares.

Para todos os fechos

Quando for criar uma peça que precise de fecho, observe-a e tente usar um fecho que no conjunto, fique harmonioso. Na prática, se fez um colar delicado com contas pequenas, use fechos com tamanho pequeno; se fez um maxi colar, use fechos maiores, tipo um bóia grande.

Se você fez um bracelete de 5 voltas e usou separadores de 5 saídas, use fechos que contenham a quantidade de saídas iguais ou próximas.

Agora que você já conhece os principais Fechos Folheados Ouro mais utilizados na montagem de semi joias e bijuterias finas, já pode começar a criar suas peças com eles!

Confira todos os fechos folheados que temos na loja, não só na folheação ouro, mas também no grafite e na prata!

8 Comentários


  1. Voces não estão mais fabricando os fechos formato anzol banhados em prata e ouro velho, estou precisando comprar. Obrigada. Já sou cliente

    Responder

  2. Bom dia. Vcs tem a pronta entrega esse fecho trava ? BANHADO A OURO amarelo e branco ? Preciso urgente. Cep 13070-123 vcs mandam rapido ?

    Responder

  3. Olá. Gostaria de saber o nome do fecho que dá pra prender miçanga, no final da pulseira. Não consigo encontrar de jeito nenhum

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *